Reflexões sobre a felicidade do dia a dia! Veja.

Reflexões sobre a felicidade do dia a dia! Veja.

Inicialmente vamos analisar as reflexões sobre a felicidade do dia a dia para entender como pensamos a vida. Então vamos fazer algumas análises e descobrir o que mais nos toca.

Reflexões sobre a felicidade do dia a dia! Veja.
Reflexões sobre a felicidade do dia a dia! Veja.

Primeiras reflexões sobre a felicidade

Na escola, eles sempre me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse. Então eu escrevi “Ser feliz”. Eles me disseram que eu não entendia a designação e respondi que não entendiam a vida. (Anônimo)

A primeira dificuldade séria surge na definição deste conceito:

A princípio que é felicidade realmente?

Todos os seres humanos desejam ser felizes; além disso, para chegar a tal condição, deve-se começar por compreender o que se entende por felicidade. (Jean-Jacques Rousseau)

Agora, a pergunta é fácil. Difícil de responder.

Não há acordo sobre a própria natureza da felicidade, e as explicações dos sábios e do povo são irreconciliáveis. (Aristóteles)

Reflexão sobre a felicidade

Algumas definições nos lembram que a felicidade está nas pequenas coisas, então não está em riqueza e muito menos em poder.

Aqueles que esperam alcançar a felicidade buscando riquezas, glória, poder e feitos heroicos são tão ingênuos quanto uma criança que quer agarrar o arco-íris para fazer dele um manto. (Dilgo Khyentse Rinpoche)

É dado então pelo conjunto de pequenos momentos aparentemente insignificantes.

 

A vida é feita para muitos, de pequenas felicidades insignificantes, mas, semelhantes a pequenas flores. Neste sentido, não é feito apenas de grandes coisas, como estudo, amor, casamentos, funerais.

Todos os dias acontecem pequenas coisas, tanto quanto não se consegue lembrar nem as contar, e entre elas se escondem os grãos de uma felicidade quase imperceptível, que a alma respira e graças à qual vive. (Banana Yoshimoto)

É encarar a vida como um jogo.

Quando você leva o mundo muito a sério, então não consegue saber o que é felicidade. Mas a felicidade só acontece quando você cria raízes em uma visão de mundo de que tudo não passa de um jogo. (Osho Rajneesh)

A reflexão sobre a felicidade é a capacidade de desfrutar das coisas mais simples.

Felicidade é acariciar um cachorrinho quentinho, é ficar deitado na cama enquanto chove lá fora, é andar na grama descalço, é soluçar depois de ter passado o susto. (Charlie Brown)

Algumas visões fazem você temer pelo pior, quando a felicidade é reconhecida apenas quando a perdemos.

Mas, reconheci a felicidade pelo barulho que ele fez ao sair. (Jacques Prévert)

Quando não é autêntico e tenta compensar uma falta diferente

Uma alegria carregada com a obrigação de compensar por outras alegrias logo se torna uma alegria cansada demais. (Milan Kundera)

Quando a busca insaciável do desejo leva à insatisfação perene. Agora então, não paramos satisfeitos, e felizes, quando nosso desejo se torna realidade.

Em vez disso, imediatamente nos esforçamos para desejar algo mais que possa nos satisfazer de uma maneira melhor. Desejamos mais do que realizá-lo. (Zigmunt Bauman)

Então, como então ser feliz?

Aqui estão algumas estratégias. Pare de ruminar, valorizando o passado para melhorar o futuro. Para ser feliz, remova as palavras “se ao menos” e substitua-as pelas palavras “da próxima vez”. (Smiley Blanton)

Não seja impedido pelo medo de que as coisas deem errado. Portanto, as crianças ficam felizes porque não carregam consigo um arquivo gravado em sua mente chamado “todas as coisas que podem dar errado”. (Marianne Williamson)

Mas, viver no presente, sem ficar preso ao passado ou ao futuro e a razão pela qual as pessoas acham tão difícil ser feliz é que sempre veem o passado melhor do que era, o presente pior do que é, e o futuro talvez menos resolvido do que será. (Marcel Pagnol)

Agora, se é verdade que a pobreza complica muito a vida, certamente não é no dinheiro que se encontra a essência da felicidade.

Um amigo me contou que prometeu economizar um milhão de dólares e parar de trabalhar para aproveitar a vida. Então dez anos se passaram, enfim ele não apenas possuía um, mas três milhões de dólares.

Então e a felicidade? Sua resposta concisa foi: “Concluí que perdi dez anos da minha vida. ” (Matthieu Ricard)

Leia mais

Enfim, gostou do artigo sobre as reflexões sobre a felicidade? Então deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos. OK? Não esqueça também de visitar nossa página no Facebook, clique aqui!