Você sente Tristeza no Natal ou Ano Novo? Veja as causas e soluções.

Você sente Tristeza no Natal ou Ano Novo? Veja as causas e soluções.

O Natal traz consigo luzes, cores, cheiros, sons que remetem a imagens festivas e memórias alegres. Mas, muitas vezes a Tristeza no Natal nos bate fundo. A expectativa é alta e a agitação das festas de final de ano, envolve nossos pensamentos durante todo o mês.

Mas não é o caso de todos. As festas também podem causar melancolia, ansiedade, aborrecimento, uma sensação de abandono. Se você também está sujeito à “Tristeza de Natal ou Ano Novo”, leia este artigo, pois encontrará algumas dicas para viver essas festas de uma forma mais tranquila e sossegada.

Para fazer uma árvore de Natal, são necessários apenas 3 elementos: os enfeites, a árvore e a fé no futuro.

Para muitas pessoas, as festas de Natal representam um acontecimento maravilhoso, cheio de boas intenções, boa comida e muitos presentes.

Você sente Tristeza no Natal ou Ano Novo? Veja as causas e soluções.
Você sente Tristeza no Natal ou Ano Novo? Veja as causas e soluções.

Os enfeites natalinos decoram as ruas e as casas, tudo parece mais animado. Então nos referirmos aos dias anteriores ao Natal e ao Ano Novo, eles acabam sendo ainda mais frenéticos e exagerados.

Além disso, o fato de serem uma oportunidade para ficar com a família, encontrar familiares e amigos, anima as almas e faz com que nos sintamos particularmente acolhidos e queridos.

Tudo é muito bom. Mas não é o caso de todos.

Conheço várias pessoas que, ao contrário, vivem esse período com tristeza e melancolia. Cada um tem as suas motivações e a elas se acrescenta o esforço de fingir que não.

O mundo está comemorando, então eu deveria comemorar também. Ou,

O mundo comemora, mas por que eu deveria comemorar também?

Em ambos os casos, se surgir a questão, significa que, de alguma forma, nos interessa. Prova disso é o fato de estarmos tristes porque, se algo não nos importa ou não nos afeta, não temos razão para vivê-lo de forma dolorosa.

Em vez disso, devemos ter clareza de que podemos enfrentar esse período de festas com tranquilidade, sem pesar e sem angústias, pois depende de nós e de como decidimos vivê-las.

Você poderá dizer, como posso viver bem o Natal se me entristece e não compartilho? Por que tenho que gostar de algo que me faz sentir mal ou que me incomoda?

Em primeiro lugar, porque se está a ler este artigo significa que a questão a intriga e não é como aquelas pessoas que simplesmente não se importam com o Natal, por motivos pessoais, culturais ou muitos outros.

Não há nada de errado com isso e você não precisa se sentir culpado. Na verdade, uma das causas deste mal-estar está muitas vezes ligada ao sentimento de inadequação que se sente, por não partilhar a euforia das festas com os outros.

Então, vamos ver quais podem ser as principais causas da tristeza no Natal e, em seguida, descobrir soluções possíveis.

Causas de sentir Tristeza no Natal

Quando éramos crianças, o Natal era um dos eventos mais esperados e desejados do ano. É, sobretudo, para os mais pequenos que trabalhamos na decoração, enfeite da árvore, doces, presentes.

Embora nem todos tenham tido a sorte de viver as festas de Natal e Ano Novo de forma serena e alegre como crianças, muitos relatam o período natalício e o final do ano como memórias positivas caracterizadas por fortes componentes emocionais.

Normalmente ligados aos tempos passados, especialmente à infância. Então, quando adultos, cada vez que voltamos a esses pensamentos, tendemos a fazer uma comparação com o presente.

À medida que crescemos, a vida muda, assim como a dinâmica familiar, os relacionamentos, as pessoas e até nós mesmos.

Se essas mudanças nos deixam insatisfeitos ou ressentidos, se hoje não temos mais a sorte de ter as pessoas que amamos ou amamos conosco, se nesse meio tempo algo aconteceu e perturbou o equilíbrio, as memórias de um passado feliz e pacífico fazer-nos cair em profunda melancolia.

Sirva-se de coisas boas, deixe a Tristeza de Natal de lado.

As boas intenções são muito importantes, dão força e estímulo. Infelizmente, muitas vezes, apenas os pensamentos permanecem e eles nunca chegam à sua realização. Isso pode acontecer por vários motivos, criados ou sofridos.

O fato é que, entre tê-los e não os ter, há mais vantagens em tê-los. Uma boa resolução é uma intenção, um desejo, é saborear o ar puro em uma sala fechada, é ter esperança de melhorar.

Em certos momentos, porém, não temos força ou vontade de lembrá-los e, quando algo ou alguém os apresenta de novo, sentimo-nos aliviados. Então, anos atrás, escrevi uma carta para mim mesma, lembrando-me de fatos ocorridos e assim me sentindo feliz por ter vivido algo bom com amigos e familiares.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e convido-o a escrever outras, nos comentários abaixo, que em sua experiência o tenham ajudado. Eles serão úteis para muitos!

Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo construtivo e cheio de lindas surpresas!

Leia também

Como sentir-se motivado e realizar os projetos de vida? Veja as dicas.

4 Passos Para a Inspiração Cristã

Frases de Deus na Minha Vida

Lindas frases para recitar para seu amor

Somente as Frases Mais Lindas do Mundo

Gostou? Então comente e compartilhe através dos botões abaixo, ficarei muito grata.