Batismo de bebê: é Realmente Necessário?

O batismo de bebê é provavelmente um dos rituais mais mal compreendidos nas crenças cristãs (e em muitas outras). Quase todas as igrejas cristãs praticam o batismo de uma forma ou de outra.O batismo vem de uma palavra grega baptizo que traduzida livremente significa mergulhar, lavar ou imersão. No entanto, o batismo para bebês não é uma prática que foi realizada pelas igrejas no primeiro século.

De acordo com vários capítulos do Novo Testamento, quando você entra em fé com Cristo, os próximos passos serão a confissão e o batismo. O processo de batismo simboliza a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Através do batismo, o simbolismo desses atos é reencenado.

O batismo é feito para o perdão dos pecados (Atos 2:38), lava nossos pecados (Atos 22:16). Somos batizados para que Deus nos ressuscite da morte (Colossenses 2:12, Romanos 6: 3-6).

Então, quando alguém deve ser batizado?

Para responder adequadamente a essa pergunta, precisamos nos referir às escrituras. A Bíblia nos diz claramente que as crianças são consideradas puras aos olhos do Senhor. As escrituras nos ensinam que, para entrar no reino de Deus, precisamos nos tornar mais parecidos com crianças e abrir nossos corações (Mateus 18: 3, Marcos 10:15).

Os advogados do batismo de bebê interpretam passagens como o Salmo 51: 5 como dizendo que nascemos pecadores. No entanto, com uma interpretação adequada, diríamos que nascemos em um mundo pecaminoso. Um olhar atento a algumas passagens nos diz que as crianças não têm pecado como resultado do nascimento e que o pecado é resultado da luxúria e, portanto, se transforma em pecado. Ver Ezequiel 18: 20; Tiago 1: 14-15. À medida que as crianças crescem, elas são preenchidas com conhecimento secular e, por esse processo, seus corações se endurecem. É quando o sangue de Cristo é necessário.

Ser capaz de recitar a palavra de Deus é muito diferente de entendê-la adequadamente. Embora as crianças pequenas possam ter um bom significado quando perguntam se estão prontas para serem batizadas, elas não sabem melhor. A escolha de se tornar cristão é uma das decisões mais graves e sérias que você pode tomar; seu filho está realmente pronto para esse tipo de compromisso?

Quem são os verdadeiros candidatos ao batismo?

batismo de bebê

Qualquer pessoa que esteja preparada para ouvir a palavra de Deus confessar seus pecados e pronta para viver uma vida comprometida com Cristo pode ser batizada. Outro lugar para aprender quem pode ser batizado é pesquisar no livro de Atos. É conhecido como “o livro de conversões”. A razão pela qual isso mostra como várias pessoas foram instruídas sobre como serem salvas e se tornarem membros da igreja.

O Batismo de Bebê é Necessário?

As crianças devem ser apresentadas à palavra de Deus o mais cedo possível em suas vidas. Os pais precisam ter o cuidado de encontrar um equilíbrio entre orientar o filho e apoiar o desenvolvimento espiritual da criança. Qualquer compromisso que eles fazem com Cristo é deles e deve ser algo que eles teriam escolhido independentemente para si mesmos.

É comum que os pais pressionem seus filhos a concordar com suas crenças religiosas. Por mais bem-intencionada que seja, é triste porque, no final, isso prejudica o desenvolvimento espiritual da criança. Batizar alguém que não está pronto é fazer um grave desserviço.

Esperando até que estejam prontos para realmente entender o compromisso com o qual estão concordando; o ritual se torna mais significativo para todos os envolvidos, assim também aprovado por Deus.

Qual é sua opinião sobre o batismo dos bebês? Deixe seu comentário.

 

Veja também: Jesus Cristo, O Primeiro, O Último, O Eterno

3 comentários em “Batismo de bebê: é Realmente Necessário?”

  1. Eu acho que o batismo e muito importante na vida do nosso filho

  2. As crianças devem ser apresentadas a palavra de DEUS o mais cedo possível em sua vida.

  3. O batismo de bebês é contrário às escrituras, pois Cristo foi batizado adulto,assim entendo.

Comentários estão fechados.